A procissão dos homens anuncia a vida a partir da morte, alimentando a fé e as energias vitais para enfrentar um cotidiano marcado por inúmeras dificuldades.

Com o objetivo de registrar uma tradição rica em simbolismos, o documentário "A procissão dos homens" foi filmado no povoado de Bananeiras, Território do Piemonte Norte de Itapicurú.


Quem sou eu

Ficha Técnica: Diretora - Clarissa Rebouças; Ass. de direção - Lara Belov; Diretor de Fotografia - Jero Soffer; Produtor - Davi Caires; Produtor local - Ailton Ribeiro; Still - Belle Mojás; Operador de Áudio - Kleber Morais; Montagem - Marcelo Villanova; Desenho de Som e Finalização de Áudio - Glauco Neves

quinta-feira, 20 de maio de 2010

PRIMEIRO DIA DE SET


No primeiro dia de set, pela manhã, tivemos uma reunião de equipe para apresentação do cronograma de filmagem e depois voltamos às locações escolhidas para serem avaliadas por Jero Soffer e Kleber Morais, fotografo e operador de áudio, respectivamente.


 Kleber Morais, Jero Soffer, Clarissa Rebouças e Lara Belov.

Aproveitamos a oportunidade para apresentar a equipe completa para nossos entrevistados para que eles se familiarizassem e pudessem ficar à vontade quando voltássemos às suas casas para gravar.


 Equipe na cidade

Pela tarde finalmente ligamos a câmera, começamos a filmar imagens de cobertura para aquecer e dar início aos trabalhos. Filmamos ruas, detalhes das casas e a movimentação do cotidiano do povoado. No fim da tarde fizemos o time lapse do por do sol na casa que fica mais no alto e tem uma vista ampla do povoado.


 
Jero Soffer 

Lara Belov, Clarissa Rebouças e Jero Soffer.



Nossa presença causou bastante curiosidade nas pessoas, que observavam as nossas movimentações pelas ruas. Porém isso não afetou a naturalidade com que eles seguiam cumprindo seus deveres diários.


 Jero Soffer e Clarissa Rebouças.
As cores marcadas e a luz particular de Bananeiras nos possibilitou fazer imagens belíssimas e registrar momentos que são ao mesmo tempo peculiares e comuns daquele povo.


Jero Soffer e Clarissa Rebouças.


Texto: Clarissa Rebouças
Fotos: Belle Mojás

2 comentários:

  1. É louvavel quaqer iniciativa,que tenha como objetivo;registrar'pesquisar,divulgar e ou,vivenciar a história e a cultura de um povo.
    Sei que é tarefa dificil,catalogar informações a respeito de um fato que você mal conhece,ainda mais, em uma comunidade que você nem sabia que existia.Mas que o seu trabalho,Sua escolha de vida pessoal lhe leva a descobrir e a realizar.
    Assim aconteceu com a procissão dos homens e a equipe do documentário.
    Nossa responsabilidade para com o nosso trabalho,com a seriedade, o respeito as pessoas e pricipalmente as suas cenças plural e singular nos tornou possivel esse registro de uma manifestação com um cincretismo impar.

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito orgulho da minha terra, da história, outras pessoas terão a oportunidade de conhecer. Parabéns pelo trabalho.
    Núbia

    ResponderExcluir