A procissão dos homens anuncia a vida a partir da morte, alimentando a fé e as energias vitais para enfrentar um cotidiano marcado por inúmeras dificuldades.

Com o objetivo de registrar uma tradição rica em simbolismos, o documentário "A procissão dos homens" foi filmado no povoado de Bananeiras, Território do Piemonte Norte de Itapicurú.


Quem sou eu

Ficha Técnica: Diretora - Clarissa Rebouças; Ass. de direção - Lara Belov; Diretor de Fotografia - Jero Soffer; Produtor - Davi Caires; Produtor local - Ailton Ribeiro; Still - Belle Mojás; Operador de Áudio - Kleber Morais; Montagem - Marcelo Villanova; Desenho de Som e Finalização de Áudio - Glauco Neves

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Últimos momentos

Passamos o dia descansando e organizando as coisas para ir embora, o dia da Procissão dos Homens foi bastante puxado. Davi Caires compôs uma música e como sempre tinham crianças perto da gente, tive a idéia de convidá-las para decorar a letra e fazer um coral. Todo mundo topou.

Davi Caires e crianças

As crianças sentaram na porta da nossa casa e cantamos até elas decorarem tudo. No dia seguinte, reunimos todas depois do almoço e gravamos o coral.








Bananeiras
Letra e música: Davi Caires

Tô no distrito de Pindobaçu
Precisamente perto da Bananeira dos Pretos
Longe de casa, mas perto de tu
No pé da serra, embaixo desse céu azul
Licuri, bode na brasa e umbú
Aqui na roça tem pato, jumento
Cutia e tatu
Sexta-feira é dia de procissão
Mas se você tiver de saia
Não vá ao cemitério não
Matraca na mão
Zé da Tota e João
Bate o sino dona Maria
E anuncia a procissão
Não tenho medo da morte
Vou com a sorte e o coração

Pode-se escutar a música neste link: http://dl.dropbox.com/u/2654993/bananeiras.mp3

À noite, comemoramos no bar de Nelinho e Popô e nos despedimos de Bananeiras, cheios de saudade!
Foi maravilhoso conhecer as pessoas de lá, muito carinhosas, atenciosas e especiais. Nos sentimos em casa com tanto acolhimento, só tenho a agradecer!


Equipe Procissão dos Homens